James Joyce

James Joyce, poeta irlandês        James Joyce nasceu em Dublin, Irlanda, no dia 2 de Fevereiro de 1882 e faleceu em Zurique, Suíça,  no dia 13 de Janeiro de 1941. É considerado um dos escritores mais importantes do séc. XX. Foi autor de romances, contos e poemas. Destacam-se Dubliners (1914), A Portrait of the Artist as a Young Man (1916), Ulysses (1922) e Finnegans Wake (1939). Foi uma figura-chave do modernismo literário, juntamente com Marcel Proust, Virginia Woolf, Ezra Pound ...

Embora tenha vivido a maior parte da sua vida na Europa Continental, o seu universo ficcional remete para Dublin, para a vida familiar, para os seus amigos e inimigos da sua infância e juventude.

Em Ulisses, um importante marco do modernismo, a acção desenrola-se em apenas um dia, 16 de Junho de 1904, distribuído por dezoito capítulos, correspondendo cada um deles a uma hora aproximadamente. A acção tem início às 8h da manhã e fica concluída por volta das 2h do dia seguinte. As personagens e episódios da Odisseia de Homero deslocam-se para a moderna Dublin. Ulisses, Penélope e Telémaco dão lugar a figuras parodiadas do universo de James Joyce, na sua cidade natal, caracterizada pela degradação e monotonia. Cada hora corresponde a um episódio da obra do poeta grego e tem associado a si uma cor, uma arte ou ciência e um orgão humano.

Se bem que muito da acção decorra dentro da mente das personagens o autor é obsessivo nos pormenores exteriores.